Crossfit causa lesões?

O crossfit ganhou fama de ser um esporte que provoca muitas lesões, devido à alta intensidade em que muitos exercícios são realizados.

O risco de lesões com a prática de Crossfit existe, mas pesquisas revelam que a taxa de lesão é menor do que em outros esportes, como o futebol e o judô.

Um estudo publicado na revista Orthopaedic Journal of Sports Medicine descobriu que 31% dos praticantes de crossfit já sofreram alguma lesão, desde que começaram a treinar.

Um trabalho científico, publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research, apontou que, a cada mil horas de treino, acontecem 3,1 lesões no crossfit, enquanto no futebol essa taxa é de 7,8 e no judô, de 16,3.

A aula deve ser realizada dentro do limite de cada um, com adaptações de acordo com a faixa etária e experiência de cada um.

Existem riscos, sim, na prática do Crossfit, mas também existem riscos na prática da musculação, do futebol, da corrida e, o maior de todos, na prática do sedentarismo.

Este esporte de alta intensidade é bastante seguro quando realizado sob a supervisão de profissionais capacitados e, quando o praticante respeita seu corpo.

Os riscos do Crossfit são compensados pelos benefícios, como redução do percentual de gordura, ganho de massa muscular, desenvolvimento do condicionamento físico, melhora na disposição e aumento da qualidade de vida